Fernanda Schnoor (1944-)


Fernanda Schnoor (1944-)
Sete amores,
Sete amores?
Sei lá...
Parece busca
Mas também parece perda
A cada um que se vai
Resta eu...
Eu, quem? Eu, como?

As noites de pulsar rouco
O coração encantado,
Ficaram nas rugas ascendentes
Do meu rosto?
Ou se derreteram no espelho
Sozinho do meu quarto?

(para LAMC,18/10/1985)
***
Sete vidas de labor Luis servia
A sete damas belas
Mas servia ao amor,
Não servia a elas
Os anos, na esperança de um só dia,
Passavam-se, contentando-se com um sonhar.
Porém a moira, usando de argúcia,
Em lugar do amor, lhe deu penar
Vendo-o triste Luis que com desditas
Lhe fora assim negada a sua musa
Como se ela lhe fora prometida
Começou a servir outras vidas
Dizendo: – Mais servira se não fora
Para tão inútil busca, tão curta a vida
(para LAMC,18/10/1985)
***
“Tem dias, como hoje, em que eu me sinto que nem criança da Funabem. Aí eu quero ganhar pipoca, ouvir história de fada e bruxa, e passo a ouvir vozes “vai todo o mundo botar maillot, pegar pé-de-pato e bóia que vamos pra praia”, “Sai daí menina, senão vai levar uma palmada”, “Tem doce de leite no almoço, mas lembre que sobremesa não é para encher a barriga, é só para adoçar a boca”... e a colher mais pequenininha do faqueiro e a ponta da língua vão eternizando o doce pela tarde adentro... e eu acordo com a boca amarga.
E foi assim que hoje eu cheguei ao escritório e ganhei um ramo de ouro que conta histórias, O gosto do doce de leite oca e adoçou voltou à minha boca e adoçou minha alma”.
(Fernanda Schnoor, em resposta a um livro-presente que lhe dei – O Ramo de Ouro – do antropólogo Sir James George Frazer em 23/8/1985)
***

A Little Kiss Each Morning

We´ll be so happy, we´ll always sing
If we remember one little thing
A little kiss each morning
A little kiss each night.
Who cares if hard luck may be ahead
An empty cupboard, a crust of bread
A little kiss each morning
A little kiss each night.
Dreams may disappoint us as they often do
Bring your dreams to me, dear,
I´ll bring mine to you.
Though hair so golden may turn to gray
I´ll always love you, the same old way
A little kiss each morning,
A little kiss each night
clip_image001
(Postal que recebi de Fernanda Schnoor em 1986.
Quadro de Lucien Levy Dhurmer (1865-1954),
com a canção “A little kiss each morning”
(música de Rudy Vallee (1901-1986) e
Letra de Mel Torme (1925-1999))

0 comentários: