Ingrid Borinski / Heiner Müller (1929-1995)

HeinerMuller
Ingrid Borinski / Heiner Muller (1929-1995)

Em 1982 conheci Ingrid Borinski, e de uma forma muito especial.
Era uma festa de poucas pessoas. Uma moça alta e esguia, de olhos e cabelos negros, com quem eu havia apenas trocado olhares de longe, de repente, pega em minha mão, escreve seu número de telefone e vai embora. Durante nosso breve affair ela surpreendeu-me com uma jóia da literatura – Herzstuck –, de Heiner Muller, que bem traduziu como “Peça do Coração em Um Ato”.
Muller tornou-se um dos mais importantes dramaturgos da antiga República Democrática Alemã.

Peça do Coração em um ato
Herzstück
UM – Posso colocar meu coração
aos seus pés?
DOIS – Se não sujar o chão...
UM – Mas meu coração é puro
DOIS – Isso é o que vamos ver.
UM – Não consigo tirá-lo
DOIS – Quer que lhe ajude?
UM – Se não for incomodar...
DOIS – É um prazer para mim. Mas, eu também não estou conseguindo...
UM –(Chora)
DOIS – Temos que operar. (Para que
trago sempre um canivete comigo?).
Já, Já estará terminada (Trabalhar,
trabalhar e não desesperar...).
Pronto!
…Mas, isto é uma pedra!
Seu coração é de pedra!!!.
UM – Mas só bate pra você.
EINS – Darf ich Ihnen mein Herz zu Füßen legen.
ZWEI – Wenn Sie mir den Fußboden nicht schmutzig machen.
EINS – Mein Herz ist rein.
ZWEI– Das werden wir ja sehn.
EINS – Ich kriege es nicht heraus.
ZWEI – Wollen Sie daß ich Ihnen helfe.
EINS – Wenn es Ihnen nichts ausmacht.
ZWEI – Es ist mir ein Vergenügen.
Ich kriege es auch nicht heraus.
EINS – (heult)
ZWEI – Ich werde es Ihnen herausoperieren. Wozu habe ich ein Taschenmesser. Das werden wir gleich haben. Arbeiten und nicht verzweifeln.
So, das Hätten wir!
..Aber das ist ja ein Ziegelstein.
Ihr Herz ist ein Ziegelstein.
EINS – Aber es schlägt nur für Sie.

Uns três meses após aquela festa, Ingrid escreveu-me o que intitulou de:

Ultimato
Meu coração não é porta vai-vem
Você entressai
Entra e sarta
Entra e mata
(despedindo-se com um batom-beijo na carta)





Recentemente, procurei saber de Ingrid. Ela encontra-se internada em uma clínica psiquiátrica na Alemanha desde o final de 1990. Não consegui contactá-la...ainda!
Ingrid
Ingrid

0 comentários: